Para conhecimento do povo de Deus e de todas as pessoas de boa vontade.

As mudanças de serviços na Igreja devem ser sempre motivo para a maior glória de Deus e para um bem maior espiritual do seu povo.

Mesmo em tempo de pandemia, houve necessidade de, em diálogo com os sacerdotes, consagrados, leigos e outros colaboradores, discernir qual a vontade de Deus para responder com generosidade, fruto da oração aos novos serviços que a Igreja Diocesana nos pede. As novas nomeações devem ser sempre avaliadas numa linha de fé, de esperança, de caridade, de disponibilidade interior e de serviço generoso à Igreja. Tendo presente o maior bem dos sacerdotes, diáconos e povo de Deus, atendendo ao limite de idade, a razões de saúde ou outras prioridades dos Institutos de Vida consagrada masculina, fazemos as seguintes nomeações diocesanas:

1.Pároco da Paróquia do Campo de Madalena Padre João Miguel Silva Soares (Moderador) e o Padre Pedro António da Silva Guimarães a colaborar na pastoral diocesana e da congregação, assume também a responsabilidade de Vigário Paroquial.

Até ao presente servem as paróquias de Orgens e de São Salvador na cidade de Viseu nos últimos seis anos. A pedido do Provincial e do seu Conselho, deixam estas paróquias e assumem a designada paróquia dando continuidade à comunidade ereta canonicamente na Diocese há 49 anos e que agora muda de residência para a paróquia do Campo de Madalena, que será a nova sede da Comunidade dos Padres Vicentinos em Viseu.

Substituem o Padre Abel Ferreira Rodrigues como pároco e o Padre António Henrique Ribeiro de Sousa na Direção do Centro Social Paroquial, a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

2.Pároco de Orgens e de São Salvador oPadre Jorge Carvalhal Pintoe Vigário Paroquial oPadre Abel Ferreira Rodrigues, substituindo os Padres Vicentinos nestas paróquias até então servidas pelo Padre Bruno José Pinheiro da Cunha, e pelos Padre Pedro António da Silva Guimarães e o Padre Álvaro Esteves da Cunha que serviram a paróquia de Orgens e nos últimos seis também a paróquia de São Salvador. Agradeço à Congregação da Missão tão grandes serviços prestados à diocese nas paróquias e na pregação nos últimos 49 anos.

3.Pároco de Tondela oPadre António Victor Amorim Portugal Martins, da Congregação dos Padres Claretianos, que aqui têm uma comunidade ereta canonicamente. Por proposta do seu Provincial, Padre Carlos Alberto Candeias do Nascimento, o novo pároco agora nomeado substituiu o Padre João Carlos Pinto Gomes, que durante os últimos anos foi o Pároco de Tondela. Agradeço à Congregação dos Missionários Claretianos a sua presença na Diocese e ao Padre João Carlos Pinto Gomes todo o trabalho desenvolvido como pároco, assim com o serviço e a colaboração dos membros da comunidade religiosa dos Missionários Filhos do Coração de Maria.

4.Pároco das Paróquias de Canas de Senhorim e de Santar o Padre Lindoval José da Silva, substituindo o Padre Jorge Carvalhal Pinto a quem agradecemos todo o trabalho realizado nestas comunidades.

5.Pároco das Paróquias de São João de Areias, Pinheiro de Ázere e Óvoa oPadre Carlos Manuel de Matos Rodrigues, substituindo o Padre Pedro Manuel Leitão Alves a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

6.Pároco das Paróquias de São Martinho das Moitas, Figueiredo de Alva, Covelo de Paivô, Covas do Rio, Gafanhão e Sul oPadre Pedro Manuel Leitão Alvessubstituindo o Padre Carlos Manuel de Matos Rodrigues e o Padre Lindoval José da Silva, agradecendo a ambos por todo o trabalho realizado.

7.Pároco da Paróquia de São Félix oPadre António Marques Alexandre, substituindo o Padre Lindoval José da Silva a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

8.Pároco da Paróquia de MatelaPadre Manuel José de Matos Clemente, substituindo o Padre Ermelindo Cardoso Ramos a quem agradecemos o trabalho realizado.

9.Pároco da Paróquia de Sezures oPadre José António Marques de Almeida, substituindo o Padre Ermelindo Cardoso Ramos a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

10.Pároco das Paróquias de Águas Boas e Forles o Padre Ermelindo Cardoso Ramos, substituindo o Padre José Cardoso de Almeida e Padre João Martins Marques, ficando mais disponíveis para colaborar com outros sacerdotes do Arciprestado e a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

11.Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Santo António de São Pedro do Sul, oPadre Mário Lopes Dias, substituindo o Padre Lindoval José da Silva a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

12.Reitor do Seminário Maior de Viseu oPadre António Henrique Ribeiro de Sousa, substituindo o Padre António Jorge dos Santos Almeida, Reitor do Seminário Interdiocesano de São José em Braga a quem agradecemos o trabalho realizado como Reitor do Seminário e Vigário Episcopal para o Clero. Na sua missão de comunhão e unidade com o Seminário Maior de Viseu, este é nomeado Vice-Reitor.

Ecónomo do Seminário Maior oPadre Abel Ferreira Rodrigues, que trabalhará em comunhão e em equipa com o Padre Jorge Carvalhal Pinto e o Padre João Luís Leão Zuarte, responsável pela Pastoral das Vocações, Pré-Seminário, Seminário em Família e Vigário da Pastoral.

O Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, enquanto Reitor do Seminário Maior, assume também as funções de Diretor do Colégio da Via Sacra, Assistente Espiritual do mesmo e Assistente Eclesiástico da Fundação de São José.

O Padre António Henrique Ribeiro de Sousa é nomeado também Diretor da Escola da Fé com a responsabilidade de constituir a equipa da mesma. Agradeço o trabalho realizado por todos aqueles que serviram estes setores da pastoral diocesana.

13.Vigário para o Clero, Vocações e Vida Consagrada oPadre Jorge Carvalhal Pinto, com os seguintes membros do Secretariado do Clero: Presidente Padre Jorge Carvalhal Pinto, Vogais: Padre António Henrique Ribeiro de Sousa, Padre João Luís Leão Zuzarte, Padre Lindoval José da Silva, Padre Pedro António da Silva Guimarães e o Diácono Hélio da Silva Domingues.

Dispensamos deste cargo o Padre António Jorge dos Santos Almeida e o Padre João Dinis Lopes de Figueiredo a quem agradecemos o trabalho realizado como Vigários do Clero, assim como às suas equipas.

14.Vigário da Pastoral Social e Mobilidade Humana oPadre Manuel José de Matos Clementeque substitui o Cónego Miguel de Abreu, que pediu para ser dispensado do cargo e a quem agradecemos todo o trabalho realizado.

15.Diretor do Secretariado da Educação Cristã oDr. Abel Joaquim Tavares Diase Assistente Espiritual oPadre José Carlos dos Santos Bento, substituindo o Diácono Joaquim Cardoso e a Irmã Maria Arminda Teixeira Faustino que pediram para ser dispensados deste serviço. Agradecemos-lhe e a toda a sua equipa o trabalho realizado ao longo destes anos.

Peço a todos que rezemos aos Senhor por intercessão de Maria por esta intenção, para sermos fiéis ao serviço pastoral que nos é confiado, rezando para que este produza frutos abundantes para um maior bem da missão da Igreja.

Viseu, 10 de agosto de 2020,

Festa Litúrgica de São Lourenço

† António Luciano dos Santos Costa,Bispo de Viseu

Folha Dominical – 1ª Página

2020.09.13 Campo 1

Folha Dominical

13 Setembro 2020
183 Downloads
06 Setembro 2020
197 Downloads
30 Agosto 2020
183 Downloads
23 Agosto 2020
15 Downloads
16 Agosto 2020
151 Downloads

Próximos eventos

Jornal Mensal

Visitas

089896
Hoje
Ontem
Esta semana
--
Este mês
Mês passado
Todas
143
182
1351
87003
5360
6454
89896

Your IP: 18.208.202.194
2020-09-25 08:54