Caros paroquianos,

nos dias 30 e 31 de maio poderemos de novo celebrar com a participação do povo nas nossas igrejas, o que muito nos alegra.

Contudo, só o podemos fazer debaixo de rigorosas medidas de prevenção contra o COVID-19 para salvaguarda da saúde pública, pelo que as devemos acolher com todo o sentido de responsabilidade e paciência.

Ficam algumas considerações importantes:

• Haverá equipas de acolhimento com a função de ajudar e orientar. Deixe-se guiar na indicação do lugar a ocupar.
  • Dado o distanciamento (dito ‘social’) a cumprir (2 metros em todas as direções), para facilitar, os lugares possíveis de ocupar nas igrejas estarão assinalados.
  • De acordo com as orientações, a capacidade das igrejas no seu interior é, aproximadamente, a seguinte: igreja paroquial: 50; Moselos: 110; Moure de Madalena: 60; Vila Nova: 15.
  • A capacidade das igrejas amplia-se considerando que as pessoas que vivem habitualmente na mesma casa podem ficar juntas, devendo ocupar os lugares que lhes forem indicados.
  • No primeiro fim de semana não haverá intenções nas eucaristias; futuramente, o pedido de intenções não será por si só garantia de que possa ter lugar dentro da igreja na celebração, caso os lugares estejam já ocupados. Poderá vir a limitar-se o número de intenções particulares para evitar maiores aglomerados
  • Teremos disponível, caso se manifeste necessário, uma coluna de som, para eventual participação dos fiéis nos adros das igrejas. Dependendo da hora, poderá ser útil vir prevenido com guarda-sol.
  • As pessoas do chamado "grupo de risco" devem evitar e adiar o seu regresso às celebrações, para tempos melhores, ou, eventualmente, participar nos dias de semana.
  • Procure chegar não mais de meia hora antes.
  • Os horários das Eucaristias serão os seguintes:
    • Sábado: 18:30 h. Igreja Paroquial; 19:45 h. Moure de Madalena.
    • Domingo: 8.30 h. Vila Nova; 9:45 h. Moselos; 11:00 h. Igreja paroquial.
  • No contexto atual, o preceito dominical pode ser cumprido participando numa missa à semana. Assim, se participou ao domingo, deixe que as Missas à semana sejam uma alternativa para quem se viu impossibilitado de participar ao domingo, nomeadamente os mais idosos.

Outras indicações:

• Entre pela porta indicada.
  • O uso de máscara no interior da igreja é obrigatório. Se não tiver, adquira-a à entrada da igreja.
  • É obrigatório higienizar as mãos antes de entrar na igreja e na comunhão. Se puder, use um aplicador pessoal.
  • Se se sentir mal durante a celebração, saia de imediato.
  • Movimente-se, respeitando o distanciamento de segurança.
  • Retire a máscara apenas para comungar depois de receber a comunhão na mão.
  • Saia segundo a ordem e pela porta que lhe for indicada.
  • Deixe a sua oferta à saída (não haverá peditório durante a missa).
  • Evite conversar ou reunir-se à saída. Regresse logo a casa.

Outros avisos:

• Depois deste tempo em que não houve atendimento presencial, a partir do dia 4 de junho voltará a haver, habitualmente, atendimento na Casa Paroquial, às quintas feiras, das 15.30 às 19:00. Será obrigatório o uso de máscara no atendimento.
  • Eucaristias feriais de 2 a 5 de Junho: terça feira, 9.00 h. em Moselos e 19:30 h. em Moure de Madalena; quarta feira, 19:30 h. em Vila Nova; quinta feira, 19:30 h. em Moselos; sexta feira, 19:30 h. na igreja paroquial.

Certos dos constrangimentos que toda esta situação pode gerar, pede-se compreensão e paciência.

A cada semana, iremos avaliando e revendo as medidas agora publicadas.

Folha Dominical – 1ª Página

2020.07.05 Campo 1

Folha Dominical

05 Julho 2020
91 Downloads
28 Junho 2020
127 Downloads
21 Junho 2020
137 Downloads
14 Junho 2020
23 Downloads
07 Junho 2020
47 Downloads

Jornal Mensal

Partilhar com a paróquia

Já fez a sua partilha (côngrua / folar) com a paróquia este ano? A sua ajuda é importante para que o Fundo Paroquial tenha os meios necessários para fazer face às despesas da paróquia.

Faça-o através do IBAN PT50 0010 0000 02198750001 72 (BPI).

Pode enviar um email com os seus dados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para que possamos passar o respetivo recibo da sua contribuição.

Obrigado.

Ontem