Ao iniciarmos um novo ano, editamos o primeiro Jornal “Terras de Santa Maria Madalena” deste 2019 a mostrar o que já insinuámos há algumas edições atrás: a comemoração dos seus 20 anos de existência, após a sua primeira publicação em setembro de 1999. Para tal comemoração, neste ano novo, propõe-se um rosto novo, composto por um novo cabeçalho e um logotipo da comemoração, e novas rubricas de escrita, como a “oração do mês” e “descomplicar/descomprimir”. Outras surpresas irão aparecer na sequência dos eventos que a seguir se explicam.

 

Durante os meses que se aproximam, após uma apresentação e apreciação da proposta elaborada pela equipa executiva do Jornal pelo Conselho Pastoral Paroquial, iremos realizar uma série de eventos que nos ajudarão a revisitar a história e a apreciar o valor da imprensa escrita no e a partir do ambiente eclesial e social em que se situa a paróquia do Campo de Madalena.

Sonha-se: revalorizar a relação da imprensa escrita com a vida que se gera em todas as povoações e instituições desta comunidade, pondo em digressão uma exposição itinerante; registar a “tradição oral” dos conhecimentos que ainda estão na mente dos nossos idosos; incentivar os mais novos para a escrita criativa através de um concurso, para que o Jornal tenha um futuro promissor; relacionar melhor os vários modos de comunicar no ambiente eclesial, entre o papel e as redes sociais; promover o encontro formativo e celebrativo entre instituições eclesiais e sociais no âmbito da experiência eclesial e social mais alargadas, para que o nosso jornal não só nos traga notícias de fora, mas para que também seja “notícia” lá fora.

Não se poderia deixar de lembrar a importância deste jornal paroquial como “livro de tombo”, onde se arquiva toda a história da comunidade e sociedade envolvente. E, também, dos leitores que o leem. Como acontece com a Sagrada Escritura, ele, o jornal, também nos “lê”, quando serve de investigação histórica de uma comunidade. Neste sentido, e sem economicismos rígidos, propõe-se uma atualização do contriuto/donativo da assinatura anual para dez euros (Portugal), e de vinte e cinco euros para o Estrangeiro, de modo a ser possível perpetuar, através deste jornal, os valores e sonhos acima apresentados.

PAJ

Folha Dominical

15 Dezembro 2019
3 Downloads
08 Dezembro 2019
29 Downloads
01 Dezembro 2019
30 Downloads
24 Novembro 2019
12 Downloads
17 Novembro 2019
22 Downloads

Próximos eventos

Jornal Mensal

Receba a Folha Dominical no seu e-mail

Visitas

026792
Hoje
Ontem
Esta semana
--
Este mês
Mês passado
Todas
125
248
373
25257
2720
3984
26792

Your IP: 3.234.214.179
2019-12-16 13:09