A Semana da Educação Cristã, que estamos a viver teve como ponto de partida a Eucaristia festiva, celebrada no Santuário de Fátima para assinalar o Dia Mundial das Missões, o encerramento festivo do Mês Missionário Extraordinário e a Consagração da Igreja ao Sagrado Coração de Jesus, feita por todos os Bispos portugueses em comunhão com todo o povo de Deus reunido em Fátima em peregrinação de louvor, ação de graças, reparação e consagração. Uma grande multidão viveu a missão, partindo para esta Semana Nacional da Educação Cristã com o desejo de cumprir os objetivos necessários para viver com alegria o espírito missionário da Evangelização, da Catequese e da Educação Moral Religiosa Católica. É uma oportunidade que temos para ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos, as famílias, os sacerdotes, os diáconos, os religiosos, as consagradas, os agentes de pastoral e os destinatários a descobrir que a missão é de todos. Caminhar no mesmo horizonte para descobrir o verdadeiro sentido do educar e do caminhar na fé, é um desafio pastoral urgente para nos tornarmos verdadeiramente cristãos adultos. É uma Semana específica para convidar a hierarquia, os consagrados e os leigos a caminharmos juntos como “batizados e enviados” a sermos uma Igreja renovada a testemunhar a missão no meio do mundo e com o sentido de transformar o mundo no projeto salvífico do reinado de Cristo.

A vivência desta Semana dinamizada pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, é uma oportunidade para que as dioceses portuguesas, relancem no rescaldo do Mês Missionário Extraordinário um caminho autêntico de fé, de escuta fiel da palavra de Deus e de uma formação cristã adaptada aos novos tempos. Todos somos uma missão e chamados a levar essa missão aos outros nas mais diversas frentes da pastoral. Um pouco por todo o país, a Igreja vive ao longo desta semana um dinamismo intenso capaz de suscitar a fé  nos descrentes e recordar a todos os batizados a grandeza de uma Igreja missionária, onde cada cristão é chamado a ser cada vez mais um enviado em missão, para transformar o mundo num grande campo onde a semente espera ser lançada à terra, para que germinando proporcione uma nova evangelização e uma catequese renovada para todos. 

O Santuário de Fátima foi escolhido para a celebração de dois grandes eventos: O Colóquio sobre os 175 da Fundação do Apostolado da Oração e a grande Peregrinação Missionária Nacional, colocando o Domingo, o Dia do Senhor, dia festivo e solene para o encerramento do Ano e do Mês Missionário Extraordinário.

Mais de cem mil fiéis participaram na solene Eucaristia com a presença da imagem do Coração Imaculado de Maria, aclamada pelo povo cristão percorreu a esplanada do recinto do Santuário de Fátima. Conduzindo a grande assembleia de cristãos de Portugal e do mundo, a olhar para o Coração vivo de Seu Divino Filho Jesus, que encarnou no seu ventre materno, que passou a vida a fazer o bem, morreu e ressuscitou para nos salvar. Foi um grande dia Missionário, conduzidos por “Maria a Jesus”, através de uma melodia musical e de oração serviu de convite e empenhamento para iniciar a Semana da Educação Cristã. A Consagração solene da Igreja em Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, realizada por todo o Episcopado Português no fim da Eucaristia, diante do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, foi uma verdadeira apoteose de fé, de gratidão e de beleza espiritual singular, entregando a Igreja e todo o povo,  que vive nestas terras de Santa Maria, ao Coração Divino de Jesus, a quem confiamos a Igreja, as nossas vidas e o nosso Portugal. No ato solene da Consagração milhares de cristãos rezaram dizendo:

“Coração de Jesus, Filho amado e rosto do Pai, a Igreja em Portugal Te louva: (…) pela oração e caridade (…) atentos aos sinais dos tempos, encontremos hoje caminhos renovados de esperança para a nossa humanidade”; “Coração de Jesus, caminho, verdade e vida, Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas, a Igreja em Portugal Te roga: para  (…) que “sejamos testemunhas da salvação, comprometidos com uma missão de compaixão pelo mundo, e companheiros de caminho de todos os homens e mulheres de hoje”.

“Coração de Jesus, videira de que somos os ramos, (…) recordados de que os corações de Jesus e de Maria estão atentos às vozes das nossas súplicas, a Igreja em Portugal a Ti se consagra:”;

“Coração de Jesus (…) a Igreja em Portugal compromete-se a escutar a voz do teu Espírito (…) a ser Igreja em saída e missão de proximidade nas periferias do mundo, a ser semente de esperança comprometida com a vida que nos rodeia. Ámen”.

O Domingo das Missões terminou com uma Jornada de memória, oração, ação de graças em frente ao Seminário Missionário de Cernache do Bom Jardim, diocese de Portalegre e Castelo Branco.  Um evento comemorativo e evocativo da pessoa e da obra missionária de D. António Barroso, assim como uma homenagem a tantos missionários portugueses, que de Portugal partiram para levar o Evangelho de Jesus, como mandato missionário a muitos povos e continentes. A perpetuar a data ficou uma estátua em homenagem ao grande Bispo Missionário, D. António Barroso. Estes foram momentos marcantes para nos convidar a viver com entusiasmo, alegria, beleza, empenho, confiança e esperança esta Semana da Educação Cristã, em comunhão com todos os participantes no Sínodo sobre Amazónia e na Semana de Pastoral Social a decorrer em Fátima. Que o Sagrado Coração de Jesus conceda a cada um de nós e à Igreja em Portugal, por intercessão do Imaculado Coração de Maria e de São João Paulo II a força das de vivermos com esperança as suas primeiras palavras: “Não tenhais medo! Abri as portas a Cristo”.

No Coração de Jesus, queremos encontrar guarida para escutar com entusiasmo as suas palavras de vida eterna, seguindo o exemplo de Maria, recebamos o dom de sermos felizes ao serviço da missão. Com disponibilidade interior e fiéis à verdadeira formação cristã sejamos instrumentos de Deus na educação da fé das novas gerações.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

Folha Dominical

10 de Novembro
5 Downloads
03 Novembro 2019
5 Downloads
27 Outubro 2019
44 Downloads
20 outubro 2019
15 Downloads
13 Outubro 2019
13 Downloads

Próximos eventos

Jornal Mensal

Receba a Folha Dominical no seu e-mail

Visitas

021835
Hoje
Ontem
Esta semana
--
Este mês
Mês passado
Todas
100
97
615
20346
1747
3961
21835

Your IP: 18.208.186.19
2019-11-14 14:33