1. A PAZ COMO CAMINHO DE ESPERANÇA

No alvor do Novo Ano 2020, “a paz, caminho de esperança face aos obstáculos e provações”, é-nos proposta pelo Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz, que celebramos sob a proteção de Santa Maria, Mãe de Deus (Theotokos) e de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.

“A paz é um bem precioso, objeto da nossa esperança: por ela aspira toda a humanidade”. A comunidade humana traz na memória os sinais das guerras e conflitos... desejo a toda a comunidade cristã e a todas as pessoas de boa vontade um Ano Novo repleto de um bem maior, onde a paz, a alegria, o amor, a justiça, a esperança, a confiança, a sustentabilidade da vida, façam da “paz, caminho de escuta baseado na memória e na solidariedade”. Por isso, uma economia de partilha e solidariedade sejam a realização pessoal de cada pessoa humana no desejo de um tempo novo e próspero cheio de oportunidades. “O mundo não precisa de palavras vazias, mas de testemunhas convictas, artesãos da paz aberta ao diálogo sem exclusões nem manipulações”. para os mais vulneráveis e desprotegidos da sociedade.

 

  1. A PAZ COMO DIÁLOGO E COMPROMISSO COM O PRÓXIMO 

A paz é sempre um dom de Deus, “um bem precioso”, lembra o Papa Francisco, uma dádiva pela qual anseia o coração de cada ser humano e toda a humanidade, é uma oferta do Messias, “O Príncipe da Paz” e, é uma convivência sadia entre as pessoas, os povos, as culturas e as religiões. A isto chamamos a tão desejada civilização do amor. Ao fazer uma retrospetiva do ano que agora termina dou graças a Deus pelas alegrias e pelas dores, pelas esperanças e conquistas que cada um alcançou.

Desejo a todos um Novo Ano cheio de coisas boas e merecidas, novas e renovadas com o compromisso de sermos verdadeiramente livres e responsáveis, deixando para traz a violência, a vingança, o ódio, a guerra, o medo, a insegurança, a criminalidade, a falta de amor e de comunhão, que gera a indiferença e a ausência da paz integral.

Continuemos a viver o desafio, que nos vêm de sermos batizados, cristãos empenhados na construção de uma Igreja renovada, e de uma conversão pastoral marcada pela alegria e realização pessoal do mundo novo que o presépio nos oferece. É neste “Sinal Admirável” que vamos “à gruta, onde encontramos as figuras de Maria e de José. Maria é uma mãe que contempla o seu Menino e o mostra a quantos vêm visitá-lo...O coração do Presépio começa a palpitar, quando lá colocamos, no Natal, a figura de Jesus. Assim se apresenta Deus, num menino, para fazer-se acolher nos nossos braços” (Papa Francisco).

 

  1. O PRÍNCIPE DA PAZ VEIO AO MUNDO PARA TODOS 

Que ninguém se sinta de fora ou excluído, mesmo os mais vulneráveis, mas que o testemunho de todas as pessoas de boa vontade contribuam para uma vida mais digna, mais solidária, mais justa, possível para todos, destruindo o estigma da desigualdade e do não compromisso com o outro. Que os cristãos se empenhem em construir um mundo novo, sem hostilidade, “um caminho de conversão ecológica”. “Que o Deus da Paz nos abençoe e venha em nossa ajuda”. Sem Jesus, o Príncipe da Paz, e sem Maria, a Santa Mãe de Deus e da Igreja, a nossa vida cristã fica mais pobre e falta-nos o animo para percorrer o caminho novo da fidelidade e da esperança.

  1. CAMINHAR NA ALEGRIA COM OS JOVENS

Caminhar na alegria e na paz com os jovens é um apelo feito a toda a Igreja, que está em Portugal em caminhada para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa. A todos os jovens: os que frequentam as diversas Escolas, os que fazem o caminho no Ensino Superior, os que estão no mundo do trabalho, os que fazem caminhada na catequese, ou aqueles que receberam o Sacramento do Crisma ou se preparam para ele, que sejam os protagonistas da evangelização de outros jovens. Que todos na Igreja como Maria nos levantemos e nos coloquemos a caminho para servir a Igreja e o mundo e contribuir de modo positivo para a renovação da sociedade portuguesa.

Que todos demos o nosso contributo vivendo desde já o lema da disponibilidade e do serviço, do voluntariado e da solidariedade, para fazermos este caminho juntos. Façamos tudo para que este ano seja mais justo e mais fraterno, um ano de experiências novas, de partilha e oportunidade para todos com Jesus, Maria e José.

Vídeo

Folha Dominical – 1ª Página

2020.07.05 Campo 1

Folha Dominical

05 Julho 2020
90 Downloads
28 Junho 2020
127 Downloads
21 Junho 2020
137 Downloads
14 Junho 2020
23 Downloads
07 Junho 2020
47 Downloads

Próximos eventos

Jornal Mensal

Partilhar com a paróquia

Já fez a sua partilha (côngrua / folar) com a paróquia este ano? A sua ajuda é importante para que o Fundo Paroquial tenha os meios necessários para fazer face às despesas da paróquia.

Faça-o através do IBAN PT50 0010 0000 02198750001 72 (BPI). 

Pode enviar um email com os seus dados para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para que possamos passar o respetivo recibo da sua contribuição.

Obrigado.

Visitas

072417
Hoje
Ontem
Esta semana
--
Este mês
Mês passado
Todas
259
218
1105
70304
1689
6486
72417

Your IP: 18.208.126.130
2020-07-09 20:40