Continuando a percorrer caminhos de conversão, sempre de coração aberto à esperança, tão necessária nestes tempos que vivemos, fica-nos a interpelação para esta Quarta Semana do Tempo da Quaresma: «Eu olho o outro com amor». Façamos brilhar esta estrela no nosso dia a dia.
Da Vida de São Teotónio: “Visitava os doentes, falava a todos – ricos e pobres, tornando-se próximo de todos – celebrava pelos defuntos e distribuía, pelos pobres, os bens de que era destinatário… Todos, junto dele, melhoravam a saúde – do corpo e da alma…”
As leituras deste Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.
No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da autossuficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena e nos faz levar luz à vida de cada irmão, principalmente dos que VEMOS com falta de pão e de amor.
São Paulo deixa-nos o desafio: “Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade. Procurai sempre o que mais agrada ao Senhor”. Assim vivemos a nossa condição de batizados em Cristo