400 Anos da Veneração N.ª Sr.ª da Vitória | Moselos 2025

A invocação a Nossa Senhora da(s) Vitória(s) reconhece-se ligada à Ordem Dominicana devido à sua forte ligação à devoção do rosarium (coroa de rosas). Baseando-se numa possível aparição de Nossa Senhora a S. Domingos, a oração do Rosário é tida como arma espiritual contra os hereges e, em 1213, Maria promete o seu auxílio na batalha de Muret, perto de Toulouse, contra a heresia albigense.
Em agradecimento à vitória conquistada, é erigido o primeiro santuário com esta invocação, título que passou a ser frequente em igrejas e mosteiros edificados como ex-votos pelo sucesso em cruzadas e lutas pela fé.
Em Portugal, teve uma grande importância à cerca de 640 anos (14 de Agosto de 1385), após a vitória na batalha de Aljubarrota, que com apenas 6600 homens D. Nuno Alves Pereira e D. João I, enfrentaram um grande exército composto por cerca de 31000 soldados castelhanos e franceses, atribuindo a vitória à Virgem Maria. Assim mandando construir um imponente mosteiro em honra de Santa Maria com o título de Vitória.
Em Moselos surge em pelo período Filipino em 1625 com o casal Joana da Fonseca, oriunda do Porto e seu esposo Henrique de Almeida de Viseu, por não terem herdeiros doou todos os seus bens em honra de N.ª S.ª da Vitória, mandando construir uma capela em sua honra e ainda de S. Francisco de Assis e S. Jerónimo.
Oração a N.ª S.ª da Vitória
“Nossa Senhora da Vitória
Que nome tão forte e doce.
Que nos traz Paz e Esperança.
Mãe de Deus e nossa Mãe,
que em silêncio tudo guardaste e com o Amor
combateste o mal,
a guerra e o ódio.
Assim venceste a morte.
Ensina-nos a devolver
ao mal o Amor,
a vivê-lo em cada gesto,
em cada olhar e sorriso.
Dá-nos coragem para perdoar sempre.
Faz do Amor
a nossa arma de vida
E o nosso verdadeiro escudo.Senhora da Vitória,
Nossa Padroeira,
Pede a Deus por nós.Amém”
— Cláudio Rodrigues