Peregrinação Diocesana: “O mundo precisa de mais corações convertidos e cheios de esperança”
4 de Outubro de 2025

Cerca de três mil fiéis estão em peregrinação ao Santuário de Fátima, durante o dia de hoje, 4 de outubro, por ocasião da Peregrinação Jubilar Diocesana, presidida pelo Bispo de Viseu, D. António Luciano, que reiterou que “o mundo precisa de mais corações convertidos e cheios de esperança”.
Durante a celebração da Eucaristia, hoje de manhã, na Basílica da Santíssima Trindade, D. António Luciano apelou, neste ano santo jubilar, “à renovação da fé e ao compromisso com a paz num tempo marcado pela incerteza”.
Sob o olhar materno de Nossa Senhora, o Bispo descreveu-a “como modelo desta peregrinação”, que veio lembrar à humanidade que “Deus não está distante nem é indiferente à nossa vida e aos nossos projetos. Ele olha sempre para os pequeninos, humildes e os que o procuram com sinceridade e em verdade”.
Neste dia, em que se assinala também a memória litúrgica de São Francisco de Assis, o Prelado convidou os peregrinos a “olhar para o seu exemplo e testemunho” e a aprender com ele “a cantar o hino em nome de todas as criaturas”. “Como Francisco de Assis, simples e humildes, espalhemos o amor e o bem e saibamos ser verdadeiros construtores da paz”, apelou.
Referindo-se a este mês de outubro, “mês missionário e do rosário”, o Bispo pediu a todos que reforcem as suas orações e que abram “as portas do seu coração, da sua casa, da sua paróquia, da sua família e dos seus projetos à ação salvífica de Deus, na esperança de que a Mensagem de Fátima produza nas suas vidas muitos frutos”.
“Como peregrinos, saibamos chorar diante de um mundo desconhecido, onde muitas vezes faltam pessoas com um pão na mão e a fé no coração”, lamentou D. António Luciano, reforçando que “é preciso renovar e avivar na vida dos cristãos a dimensão humana e espiritual da peregrinação, como um lugar de escuta, encontro, diálogo, oração, partilha, conversão e renovação interior, em busca da esperança pascal”.
A Peregrinação Jubilar, “um sinal concreto da caminhada da vida cristã em caminho de conversão pessoal e renovação pastoral”, está a ser vivida num ambiente de oração profunda. Começou de manhã com a recitação do terço, seguindo-se a celebração da Eucaristia.
Da parte da tarde, será realizada a Assembleia Diocesana, com a apresentação do Programa Pastoral para o próximo ano, que tem como lema ‘És ChAmado por Jesus. Sê Protagonista da Mudança’.
Esta será, ainda, uma ocasião para ouvir os peregrinos e saber as suas expectativas sobre o futuro que esperam para a Diocese de Viseu, num exercício de escuta sinodal e participação ativa, rumo a uma Igreja mais próxima, missionária e comprometida com os desafios atuais.
ín “Diocese de Viseu“