FINANÇAS
São tarefas do Sector das Finanças (Tesoureiro):
a. Recolher, registar e contabilizar todos os ofertórios e donativos existentes na Paróquia;
b. Registar em livro próprio de contabilidade as entradas e saídas (receitas e despesas) de dinheiros existentes na Paróquia;
c. Guardar, numa pasta organizada, os justificativos do registo da contabilidade;
d. Fazer os pagamentos de todas as despesas paroquiais;
e. Elaborar balancetes informativos da contabilidade: cada mês, cada semestre e
anualmente;
f. Informar, regularmente a Comunidade das receitas e despesas havidas, especialmente afixando os balancetes em lugar público e entregando uma cópia ao Conselho Pastoral da Paróquia;
g. Acompanhar os trabalhos dos assalariados existentes na Paróquia, se os houver;
h. Guardar os dinheiros da Paróquia em segurança, sempre que possível abrindo uma conta bancária coletiva onde a assinatura do Pároco seja necessária para o levantamento do dinheiro;
i. Apresentar ao Conselho Pastoral da Paróquia, no início do ano, um orçamento anual da Paróquia, tendo em conta, também, as despesas necessárias previstas em cada Ministério;
j. No final do ano, apresentar ao Conselho Pastoral da Paróquia as observações pertinentes sobre a realização do orçamento anual;
k. Enviar à Administração diocesana: os ofertórios consignados; a Contribuição local correspondente e o balancete anual da contabilidade paroquial.
Cada Comissão de culto deve ter estes 3 setores a funcionar