FINANÇAS

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São tarefas do Sector das Finanças (Tesoureiro):

a. Recolher, registar e contabilizar todos os ofertórios e donativos existentes na Paróquia;

b. Registar em livro próprio de contabilidade as entradas e saídas (receitas e despesas) de dinheiros existentes na Paróquia;

c. Guardar, numa pasta organizada, os justificativos do registo da contabilidade;

d. Fazer os pagamentos de todas as despesas paroquiais;

e. Elaborar balancetes informativos da contabilidade: cada mês, cada semestre e

anualmente;

f. Informar, regularmente a Comunidade das receitas e despesas havidas, especialmente afixando os balancetes em lugar público e entregando uma cópia ao Conselho Pastoral da Paróquia;

g. Acompanhar os trabalhos dos assalariados existentes na Paróquia, se os houver;

h. Guardar os dinheiros da Paróquia em segurança, sempre que possível abrindo uma conta bancária coletiva onde a assinatura do Pároco seja necessária para o levantamento do dinheiro;

i. Apresentar ao Conselho Pastoral da Paróquia, no início do ano, um orçamento anual da Paróquia, tendo em conta, também, as despesas necessárias previstas em cada Ministério;

j. No final do ano, apresentar ao Conselho Pastoral da Paróquia as observações pertinentes sobre a realização do orçamento anual;

k. Enviar à Administração diocesana: os ofertórios consignados; a Contribuição local correspondente e o balancete anual da contabilidade paroquial.

Cada Comissão de culto deve ter estes 3 setores a funcionar