Todos juntos numa prece de oração e jejum pela paz no mundo!

Categories :

Oito dias depois de termos celebrado a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora aos céus, o Papa Leão XIV convidou-nos ontem, na audiência pública semanal, no Vaticano, a viver o dia 22 de agosto, memória litúrgica de Santa Maria, Mãe e Rainha, com uma jornada de oração e jejum pela paz no mundo.

“Enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e muitas outras regiões do mundo, convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor, que nos conceda paz e justiça e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em andamento”, pediu o Papa Leão.

Respondendo ao seu apelo e em comunhão com as suas intenções, convido todos os sacerdotes da Diocese de Viseu a terem presente este pedido na celebração da Eucaristia ou em outros atos litúrgicos, assim como na oração do Terço rezado em cada comunidade.
O apelo é extensivo a todos os cristãos, pessoas de boa vontade, paróquias e famílias que devem acolher esta iniciativa, com preces e jejum, em comunhão com o Pastor da Igreja Universal.
Somos uma Igreja Peregrina que reza, jejua e sofre com todos aqueles que estão envolvidos em guerras e violência, assim como com as vítimas dos terríficos incêndios que destroem Portugal e o sul da Europa, que também queremos ter presentes na nossa oração pessoal e comunitária. Lembremos, ainda, todos aqueles que neste vale de lágrimas sofrem pela perda de seus entes queridos e amigos.  

Confiamos à proteção de Nossa Senhora, a Rainha do Mundo, todas as pessoas que habitam a Casa Comum.

21 de agosto de 2025

D. António Luciano, Bispo de Viseu